domingo, 17 de março de 2013

Os índios são descendentes de asiáticos?

 Diversas questões perturbam minha mente! Muitas vezes questões simples, onde até existem soluções mas nunca certezas.

De uns dicas para cá algo tem encucado minha mente. Por que será que os índios são tão parecidos com os Asiáticos? Será mesmo que somos descendentes de orientais?

Eu tenho descendência indígena e muitos já me perguntaram se eu sou parente de orientais e eu sempre digo que não. É perceptível pela minha cor: eu sou morena.

As características são mesmo muito parecidas: Cabelo liso e preto, olhos pequenos e puxados, estatura pequena... só a cor é que muda! É claro que pelo clima tropical que vivemos, ao longo dos anos criamos nossas próprias características. Os cientistas acreditam que os Asiáticos, há 40 MIL ANOS ATRÁS, vieram pelo Estreito de Bering e povoaram a América.

Acredito que ao longo dos anos, separados de seu lugar de origem, ao longo das gerações, os povos que aqui habitaram, tiveram que se habituar com o lugar. Criaram linguagem própria, hábitos próprios e consequentemente uma cultura própria. É claro que em cada lugar da América os índios se diferenciam. Os da América do norte eram mais guerreiros, os da América Central sempre foram os mais inteligentes e evoluídos e os da América do Sul (os nossos) sempre foram (e são até hoje) os mais pacifistas e mais integrados com a natureza.


Lugares diferentes, hábitos diferentes e APENAS UM DESCENDENTE EM COMUM.


                                VAMOS COMEMORAR AS DIFERENÇAS!!

49 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 춋 ㅊㅌ ㅅ교ㅛㅛㅅ셔ㅛㅔㅁㅊㄴㄹㄹㄷㅈㅂㅈㅈㄷ죠죠죶
      😉😉

      Excluir
    2. 춋 ㅊㅌ ㅅ교ㅛㅛㅅ셔ㅛㅔㅁㅊㄴㄹㄹㄷㅈㅂㅈㅈㄷ죠죠죶
      😉😉

      Excluir
  2. Muito legal, também tenho ascendência indígena na família. Sou exatamente como você se descreveu e o povo me pergunta pra caramba se sou japonês, tenho olhos um pouco puxados, pele morena e cabelos escuros, com certeza puxei a minha avó, já que meu pai e minha mãe são brancos. Já meu irmão, parece um asiático, pois possui olhos puxados, pele branca e cabelos castanhos, porém, igual ao meu. Enfim, na minha família existe uma mistura danada.... e o mais engraçado é que moro em Santos, litoral de SP, onde se quer vejo um índio ou alguém que se pareça, isso só me faz com que me orgulhe da minha raça! Para completar, também adoro a cultura japonesa, coincidência, não? rs

    Abraços, Matheus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade,Matheus, Santos, melhor dizendo, São Vicente, no litoral paulista, foi uma das principais capitanias hereditárias à época da Colônia. Os donatários, proprietários dessas terras dadas pelo Rei de Portugal, para administrá-las tinha que necessariamente escravizar os índios da região, os chamados Caramurus. Talvez vc tenha essa descendência.

      Excluir
    2. Quando eu sorria meu melhor amigo percebeu algo, e falou que eu pareço uma chinesa, ai fiquei tipo bem, como posso dizer, bem confusa, pq no ano passado uma garoto do Sétimo ano disse que eu pareço uma japonesa, aquelas atrizes, pq eu usava óculos, e mudei um pouco do estilo, e sim eu tenho habitantes estranhos que meus pais não tem, eu sou Índia, minha mãe me disse, quando eu era criança, minha família falava bastante isso, e sim descobri uma habilidade, que ninguém na minha escola tem, conseguir decorar um texto em segundos, eu fiquei impressionada, e sempre fui líder de algum grupo, mas não representante de turma, desculpa, quis dizer, líder de turma, tenho vergonha de governar um povo chato, e sim, eles não gostam de asiático eles zoam as armys, mas muita gente falsa que sou linda, mas o povo não enxerga, e tbm sempre achei japonês e chinês mais fácil que inglês, Mas isso não prova que sou totalmente uma Chinesa ou Japonesa.

      Excluir
    3. sou assim tbm "igual" a vc, tenho olhos pequenos puxados cabelos castanho porém enrolados(agr não são mais enrolados) e sou morena
      mais isso até que tem sentindo pois minha biza por parte de pai éra indígena
      então puxei mais por ela
      mais sempre me pergunta se sou japonêsa ou chinesa
      kkkk e fico confusa pois não sei dizer mt bem oq sou jsjhshssjsjhshsh

      Excluir
    4. Legal a explicação do texto!
      Bom,minha avó paterna dizia q o avô dela(meu tataravô) era índio de uma ilha conhecida aki em Belém do Pará,chamada "Ilha das Onças" e minha avó era ribeirinha,ou seja,têm essa certa ligação e depois de alguns anos a família se mudou pra um município chamado Abaetetuba(q por falar é um nome de origem acho q indígena,que significa "homem forte" EU ACHO KKKKK)
      E uma vez perguntei a minha avó MATERNA qual era a nossa descendência,ela disse que era Japonês.Bom,faz sentido kkkkk minha família por parte de mãe têm uma cara de orientais kkkkk mesmo assim nós ñ temos o sobrenome Japonês,acho q por conta de casamentos na época,talvez tenha deixado de existir.Minha mãe é parda e meu tio pardo tbm,o 4 outros irmãos são brancos e brancas(São 3 homens e 3 mulheres),Mas todos os 6 filhos com cabelo escuro e liso,a minha tia do meio das irmãs nasceu meio loirinha kkk mas depois pintouo cabelo de escuro rs(minha avó materna é branca com cabelo liso e meu avô marido dela é moreno com cabelo liso tbm,mas bem curtinho.E eu sou pardo com olhos meio puxados e cabelo castanho escuro ondulado pro liso e minha irmã é morena de cabelo liso puro e castanho bem escuro tbm( meu pai é moreno com cabelo ondulado,minha avó paterna é parda,têm cabelo lisinho e meu avô paterno é negro e têm cabelo crespo.eles tiverem 3 filhos,minha tia mais velha q é parda com cabelo ondulado,meu pai q é irmão do meio e meu tio caçula q é negro e têm cabelo crespo como meu avô.
      Esperam q tenham entendido skskskksks
      E é assim são as descendências e características de ambas as famílias dos meus pais♡♡♡Orgulho maior♥︎
      Me sigam no Instagram: @raynan.anjos

      Excluir
  3. Os asiáticos que são descendentes dos Índios

    ResponderExcluir
  4. Me ajudem minha avó disse que a gente é descendente de indígena por parte da minha bisavó, já que eu tenho o olho levemente puxado e sou morena já que também sou descente de africano mais só que eu só tenho o cabelo vor castanho claro.Ela disse que a minha bisavó é realmente indígena já que ela foi laçada no mato.Me ajudem eu tenho descendência oriental?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, tu só teria descendência oriental se sua mãe vó ou bisa fosse oriental, e tivesse o sobrenome oriental, fora isso tu tem descendência indígena, não é pq os indígenas tem uma história com os orientais que fazem de vc oriental!

      Excluir
    2. claro que não kkkkkk sua ascendência é indígena gata kkkk

      Excluir
    3. na verdade sim e não, porque os indígenas são descendentes de asiáticos. portanto, a descendência vem de algum familiar próximo que seja asiático, e se quer ter uma resposta mais exata, só com um exame de dna

      Excluir
    4. Eu tenho descendência indígena e todo mundo pergunta se sou oriental tenho cabelo preto liso olho puxado pequeno rosto delicado até minha boca e rosada e meu rosto fino minha pele e moreno mais bem claro ninguém da minha família tem descendência asiática mais ok né gosto muito de parecer asiática mais também gosto muito de parecer índia os dois são muito bonito

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A minha família é uma bela "salada de frutas": Minha bisavó materna era indígena e meu bisavô, negro, dando origem ao meu avô que tinha olhos puxados e cabelo crespo. Minha mãe nasceu com as mesmas características dele, já meu pai é branco. Eu nasci parecendo oriental, com pele branca, olhos castanhos puxados e cabelo liso. Com o passar do tempo, minha pele escureceu um pouco e surgiram pelos pelo corpo, como meu pai. Me chamam de Jackie Chan no trabalho .

    ResponderExcluir
  8. Tbm me chamam de "JAPOCA" desde de sempre! Sou amazonense e minha família tbm, porém eu sou branca então as pessoas me perguntam se sou asiática ou se tenho descendentes. Isso me incomodava até os meu 16 anos. Hoje não ligo mais, mas continuo sem receber um elogio decente, sempre me chamam de "japinha"

    ResponderExcluir
  9. Ai pessual,alguem pode me ajudar?Seguinte,eu ando procurando muito sobre minha decendência e uma coisa q tenho quase certeza e q sou decendente de Português e Espanhol,mas algumas características minhas apontam decendênvia Indigena.Me ajudem a responder a pergunta q quero ter resposta a muito tempo,sou ou n sou decendente Indigena?Meus sobrenomes sao:Por parte Materna é Camargo e a parte Paterna é Silva,ent podem me dizer tenho decendência Indigena ou n sou moreno com cabrlos lizos e escuros

    ResponderExcluir
  10. Realmente os indios se parecem com.os orientais a unica diferença e na pele e que os indios tem pele morena escura ja os orientais tem pele clara ou branca ou amarela
    mas quando pegam cor ficam parecendo indios mesmos os legítimos orientais de Okinawa parecem indios
    mas sabia que existe indios japoneses? sim existe sim e sao os Ainus que vivem em Hokkaido e fazem ate ocas parecidas com a de vocês mas eles usam muita roupa pois Hokkaido faz muito frio
    agora se os índios tem origem oriental pra mim pode ser verdade
    pois os Ainus tem origem indígenas e caucasianos (brancos)
    talvez os índios do Brasil surgiu atraves dos orientais
    indios e orientais sao as raças mais fofa e linda criadas por Deus amo muito todas as raças

    ResponderExcluir
  11. Realmente os indios se parecem com.os orientais a unica diferença e na pele e que os indios tem pele morena escura ja os orientais tem pele clara ou branca ou amarela
    mas quando pegam cor ficam parecendo indios mesmos os legítimos orientais de Okinawa parecem indios
    mas sabia que existe indios japoneses? sim existe sim e sao os Ainus que vivem em Hokkaido e fazem ate ocas parecidas com a de vocês mas eles usam muita roupa pois Hokkaido faz muito frio
    agora se os índios tem origem oriental pra mim pode ser verdade
    pois os Ainus tem origem indígenas e caucasianos (brancos)
    talvez os índios do Brasil surgiu atraves dos orientais
    indios e orientais sao as raças mais fofa e linda criadas por Deus amo muito todas as raças

    ResponderExcluir
  12. Vocês são pessoas confusas, asiáticos são pessoas diversas,chines e japones não são o padrão asiático. Não existe nenhum evidência para apoiar que pessoas de olhos puxados estiveram antes de 7 ou 14 mil nas Américas, toda evidência que tem de pessoas são como aborígenes australianos ou melanesios.

    ResponderExcluir
  13. Os san do sul da africa tem estatura pequena,olhos pequenos rosto amplos, então os nativos americanos não se parece com "asiáticos", e sim se parece com pessoas de qualquer continente.

    ResponderExcluir
  14. Eu tbm , sou moreno e tenho olhos puxados desde criança me perguntam se sou descendente de orientais .

    ResponderExcluir
  15. Índios são da raça Mongolóide uma das três principais raças humanas que são Negróides, Caucasianóides e Mongolóides. Mongolóides são os asiáticos, Índios americanos e os povos como os inuítes que vivem nas terras geladas do Norte. Eles não são "descendentes" eles são da mesma raça possuem certas diferenças físicas pelo local, alimentação e etc...

    ResponderExcluir
  16. EU SOU 100% ÍNDIA DA PARTE MATERNA É 100% ALEMÃO, NASCIR UMA ÍNDIA DE OLHOS PUXADOS COM SARDAS É OLHOS CASTANHOS ENVERDEADOS😗

    ResponderExcluir
  17. que os índios tem descendência asiática isso é verdadeiro,pois eu sou um índio asiático quem quiser conferir https://www.facebook.com/luizclaudio.duarte.94

    ResponderExcluir
  18. O povo da indochina são bem moreninhos terra..

    ResponderExcluir
  19. eu tenho descendentes alemães, indígenas e africanos até onde eu sei. mas lembro que desde pequena todo mundo me achava parecida com uma “blasian” (afro-asiática), tanto que minha tia brinca me chamando de “japonega”. minha descendência indígena é por parte de pai e a europeia por parte de mãe. minha mãe também tem os olhos um pouco puxados e ela não tem descendência indígena. então sempre fiquei na dúvida quanto minhas origens.

    ResponderExcluir
  20. Como sou do Pará na região norte,onde a descendência indigena e maior, eu tenho olhos levemente oblíquos,pele Morena amarelada e cabelo cacheado castanho escuro. Isso é porque da parte da família de minha mãe tem três ascendências, da minha avó europeia e indigena, do meu avô negro e indigena. As vezes minha tia chama me de olho de japonês.

    ResponderExcluir
  21. Muito legal mesmo. Sou morena cabelo lisos e olhos bem puxadinho. nao Sou india mas sim sou caboca. Mas por onde passo as pessoas mim tratar como si eu fosse uma india.

    ResponderExcluir
  22. Eu não faço ideia de minha Origem. Porque tenho todas essas características porém meu cabelo é cacheado e segundo minha vó a bisavó dela era indígena. Agora estou confusa, alguém tem alguma ideia?

    ResponderExcluir
  23. Desculpe, mas você tem ASCENDÊNCIA de indígenas... Ou indpígenas entre os ASCENDENTES. Você é DESCENDENTE de indígena. Você escreveu: "Eu tenho descendência indígena". Isso só é verdade se você tem filhos indígenas.

    Atenção nisso de ascendente - descendente!
    Atenciosamente (Maria Fernanda Guiamarães - editora do site Brava Gente Brasileira)

    ResponderExcluir
  24. Piripkura e uma tribo brasileira que tem aspecto facial e fisico igual a japones muitissimo parecidos ,,,,, impressionante

    ResponderExcluir
  25. Eu acredito que índios eram asiáticos atrás. Porque eles já estavam no Brasil. Porque até o idioma e o jeito de falar são parecidos. O mundo evolui bastante. E homem enfrenta muitas fonteiras.

    ResponderExcluir
  26. E os índios são inteligentes. São descendentes se Sem filhos de Noé.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. então os mexicanos i a maioria do pessoal da america do sul são descendentes de asiaticos pq a maioria tem olhos puxados ex: peruano, boliviano etc

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Sim, os ancestrais dos indígenas americanos eram asiáticos mongólicos caçadores e coletores que há milhares de anos, pelo Alaska, vieram à América, eram parentes dos povos mongólicos da Ásia. Esse primeiro grupo deu origem a quase todos os indígenas americanos atuais. Há até índio que lembra asiático, eu sou um exemplo, principalmente por eu ter nascido mais claro (sou misturado).

    Os indígenas americanos mudaram um pouco porque os seus ancestrais vieram para uma região de clima diferente ao que viviam, a América. Antes, quando estevam na Ásia, viviam no frio intenso (o motivo de seus olhos), mas quando vieram para a América, para regiões mais quentes, desenvolveram uma pele bronzeada e olhos e traços faciais um pouco diferentes como forma de adaptação ao novo clima. Eu creio que essas mudanças aconteceram em regiões onde ficam agora os Estados Unidos,pois lá há regiões bem quentes.

    ResponderExcluir
  32. Eu conversei a pouco com minha avó para entender mais sobre a minha origem e ancestralidade. Eu sou da cor parda, olhos castanho escuro, olhos levemente puxados que até como se fosse aquela dobrinha que os asiáticos tanto fazem cirugia pra ter... Tenho cabelo cacheado 3B. Quando eu alisava era comumente confundida com japa e quando eu colocava franjinha ou era chamada de japonesa ou índia rsrs. Isso me encomodava quando menor pois eu não tinha descendente de origem asiática e ficar afirmando sempre cansa .. daí comecei a cvs mais com minha família pra saber mais da minha origem... Bom minha Avó disse que a mãe dela minha bisavô era filha de índia, tinha pele morena e cabelo preto liso, segundo minha vó a mãe dela falava que a mãe dela era índia pega por cachorro ( eles soltavam os cachorros na mata pra caçar os índios e depois roubar e escravizar eles). Isso foi muito esclarecedor e tbm doloroso... Tendo em vista tbm que minha vó é negra e o pai dela era cuidador de casa em chácara, veio da baia com a minha vó para cá Goiânia e tiveram minha mãe aqui... Minha mãe é negra retinta, cabelo crespo, nariz largo e meu pai é branco, cabelo liso, pele clara, nariz fino... Eu fico impressionada como eu puxei um pouco de cada um... É como se eu fosse a derivação dessas 3 raças juntas, índio, negro e branco... Me sinto muito orgulhosa e única!! Minha vó não sabe muito sobre o avô dela mas imaginamos que ele fossa ter sido filho de escravo e que o pai dele meu tataravô de fato foi escravizado e vindo da África... É muito reconfortante saber minha origem e só me faz ser mais forte e não querer mudar nada em mim, mas tbm sinto dor pelo tanto que meus tataravós devam ter sofrido ... Eu agora vejo que só fruto de um passado de opressão e isso me dá mais força ainda pra litar por eles!! Hj a cada dia mais aprendo a me amar por cada detalhe

    ResponderExcluir
  33. Porque essas pessoas ficam perguntando de que origem voces sao que coisa chata e como incomoda isso voces tambem deviam perguntar de que origem eles sao tambem brasileiro e muito curioso isso de chamar de japa é preconceito eu nao gosto quando falam que sou branco isso me incomoda muito a pele branca e muito diferente da minha minha pele e um pouco amarelada a clara brancos tem pele roseada
    gosto da minha cor
    acho muito feio a pessoa ver uma outra pessoa e chamar de india japa como se a pessoa fose algo exotico indios nao sao exoticos e nem japoneses eles sao seres humanos igual a todos nos
    da proxima vez que perguntarem a voces se voces sao indios(a) ou japoneses(a) falam pra eles de descendência eles sao fica aí a dica bjos amei o blog

    Respondendo o post da pessoa sobre os asiaticos
    E verdade eles sao bem variados existe muitas etnias na china ,japao e coreia com característica física bem diferente
    a china entao tem muitos grupos etnicos
    A asia e bem variadas
    existe etnias de mistura branca e mongol que podemos encontrar na China,japao e coreia ,Tailândia,filipinas,india etc...

    ResponderExcluir
  34. Só vim fazer algumas pequenas correções...... primeiramente, o povoamento das américas vieram em mais de uma onda. Significa que povos vieram para cá em momentos diferentes da histórias (de três a 5 migrações diferentes) a muitas centenas de anos atrás. Dois grupos distintos povoaram as américas, os polinésios e os siberianos. Na américa do sul, temos parentesco genético com os povos do oceano pacífico, próximos à Australia, na américa central são povos mongoloides, e na américa do norte uma outra onda de migração de mongoloides mais recentes. O fato de descenderem de orientais é irrelevante já que a distância temporal é enorme, afinal, todas as etnias descendem de africanos de certa maneira. Os Siberianos os quais são relacionados aos povos nativo americanos não são Japoneses, são continentais da região da Russia. Outro detalhe que vale considerar.... "não sou oriental pois sou morena" erradíssimo!!! Existe uma enorme variedade de povos orientais mongoloides de pele escura, incluindo alguns siberianos, e povos da região do sudoeste asiático, como Filipinas, Laos, Camboja etc . Mesmo no Japão, os nativos de Okinawa apresentam pele mais escura. A pele clara é recente pois não costumava vingar em locais tropicais ou quentes por uma questão de seleção natural, já que se protegem menos de problemas durante a gestação, perdendo os bebês. Hoje, como a medicina avançou, não vemos mais esses problemas. Sobre os olhos puxados, não é uma característica exclusiva de orientais, temos olhos puxados em nativos americanos, e até em africanos conhecidos como "capóides". Os cientistas ainda não concluiram o que causou a mutação dos olhos puxados, por se apresentar em locais mto distintos... Espero ter contribuído.

    ResponderExcluir
  35. Sla tanta gente falando ent eu tbm vou falar, tenho descendência indígena e chinesa, qnd eu nasci meu olho era mais puxado e os médicos me confudiram com uma japonesa kk, hoje eu cresci e parece q meu olho esticou sei lá, mais hoje em dia eu não pareço mais uma asiática

    ResponderExcluir