domingo, 24 de março de 2013

Guns n' roses e X Japan


O Guns n' roses é uma banda americana que foi formada em 1985.
O X Japan é uma banda japonesa que foi formada em 1982.

Períodos semelhantes e consequentemente as influências musicais também são. O Guns é definido no estilo Hard Rock, que seria o estilo mais pesado do que o rock original. O X é definido no estilo Heavy Metal, que seria aquele rock mais psicodélico (daí o lema deles “Psychedelic Violence Crime of Visual Shock").

 O fato é que as duas bandas são as minhas preferidas! E eu sempre procuro buscar algo de semelhança nos meus gostos musicais, um porque de eu gostar tanto disso e daquilo. Acho interessante!

Apesar do X ser mais antigo um dos ex-integrantes da banda, o baixista Taiji sempre se mostrou fã do Guns n' roses. Em um dos Lives do X ele aparece em uma entrevista com a camisa do Guns, apesar de não falar expressamente sobre isso. Anos depois também teve a oportunidade de conhecer Duff Mckagan e tirar uma foto com seu ídolo:




Agora vem a parte mais interessante! O X Japan lançou em 1989 o seu 4º single chamado "Endless Rain":






O Guns n' roses lançou em 1992  o seu 11º single chamado "November Rain":




É até óbvio observar que o X não tem influência do Guns nesse fato e o Guns, por ser uma banda Americana e o rock japonês ser pouco conhecido no mundo naquela época talvez até nem tenha tido mesmo influência do X. Mas é um ponto legal de se observar, eu pelo menos acho.


Outro fato interessante é que Richard Fortus (que é um dos atuais guitarristas do Guns) participou em 2008 de um show do X Japan: LINK AQUI PARA O VÍDEO.



Sem muito mais a comentar. Apenas observações interessantes apontadas por mim e obviamente a eventual criação de uma fã alucinada por duas grandes bandas. E um pedido importante a você que está lendo: pare, nem que por um minutinho que não vai prejudicar em nada o seu dia, e ESCUTE ESSAS DUAS BANDAS. Com certeza você vai amar e vai virar tão fã quanto eu!

Um comentário:

  1. X de longe ta no meu top 10, mas as musicas solo do hide são mais libertadora, nunca estão presas a algo, sempre diferente. Se tivesse aproveitado mais as ideias do Hide, a banda com certeza teria influenciado varias outras mais.

    ResponderExcluir